Por que aprender francês?

ESTUDOS
• O ensino superior na França é essencialmente público e, portanto, gratuito.
• Qualquer estudante brasileiro que tenha obtido aprovação no vestibular em uma faculdade reconhecida pelo MEC pode candidatar-se para estudar numa universidade francesa.
• É possível candidatar-se para estudar num estabelecimento de ensino superior francês nos diferentes níveis: graduação, mestrado ou doutorado.
• Cerca de 10% dos estudantes na França são estrangeiros.
• O estudante brasileiro usufrui das mesmas condições que o francês: paga a mesma taxa de matrícula, tem direito a um auxílio-moradia.
• Existem vários programas de bolsas para estudar na França, vários acordos de cooperação universitária.
• As melhores escolas (politécnica da USP, FGV-EAESP, PUC-SP) assinaram acordos de duplo-diploma com universidades francesas, através dos quais, fazendo uma parte do curso lá, o estudante termina seus estudos obtendo os dois diplomas.

Em São Paulo, a rede Campus France orienta os brasileiros que pretendem estudar na França. (www.brasil.campusfrance.org)


TRABALHO
“Em matéria de investimentos estrangeiros no Brasil, a França ocupa a quarta posição, com cerca de 8 bilhões de euros. O número de empresas francesas instaladas no Brasil eleva-se a 400, empregando diretamente 250 mil pessoas. Praticamente todos os grandes grupos franceses, entre os quais 37 empresas cotadas no CAC 40, instalaram-se no conjunto dos setores da economia brasileira. Na área da energia, da defesa e da aeronáutica, nossos interesses em comum estão identificados e tenho certeza de que serão muito em breve concretizados, através de novos acordos, benéficos para nossos dois países.” Discurso de Jacques Chirac, por ocasião do encontro com os empresários e os círculos econômicos franceses implantados no Brasil (Brasília, 25 de maio de 2006).


CULTURA
Aprender francês é descobrir um novo universo cultural, em vários aspectos: artes visuais, artes plásticas, literatura, turismo, gastronomia, moda, design, cinema entre outros.


MUNDO
O francês é falado em 56 países e nos 5 continentes. É uma das línguas oficiais da cultura, do turismo, da ciência e tecnologia, dos negócios, do esporte e da diplomacia.